PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Regulamentação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional/Natal/RN

Regulamentação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional/Natal/RN

Diário Oficial do Município de Natal, nº 3021, quarta-feira 06 de maio de 2015

DECRETO N.º 10.684 DE 05 DE MAIO DE 2015

Regulamenta o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional COMSEA, e dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE NATAL, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com a Lei Orgânica do Município, conforme disposto no Art. 72, da Lei Complementar Nº 108, de 24 de junho de 2009 e, Considerando a Lei Complementar Nº 141de 28 de agosto de 2014 que dispõe sobre a Organização Administrativa da Estrutura de Órgãos e da Prefeitura Municipal de Natal; Considerando o Decreto nº. 10.409, de 29 de agosto de 2014 que dispõe sobre as competências, a estrutura básica da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), e que vincula o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) a esta Secretaria
DECRETA:

Art. 1º - O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Natal (COMSEA), com caráter consultivo, constitui-se em espaço de articulação entre governo e a sociedade civil para formulação das diretrizes para as políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional a serem desenvolvidas no âmbito do município de Natal.


Art. 2º - Cabe ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Natal (COMSEA) estabelecer o diálogo permanente entre Governo e as organizações da sociedade civil organizada nele representadas, com o objetivo de contribuir com o Órgão Gestor Municipal na formulação de políticas públicas e na definição de diretrizes e prioridades que visem à garantia do direito humano à alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar.

Parágrafo único. O COMSEA fica vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS que disponibilizará o apoio técnico e administrativo, como recursos humanos, materiais, financeiros e estrutura para o efetivo desempenho de suas funções).

Art. 3º - Cabe ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Natal (COMSEA)

I – Propor à Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, a partir das deliberações das conferências municipais, as diretrizes e prioridades do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, incluindo-se os recursos orçamentários para sua consecução.

II - Definir, em articulação com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, os procedimentos de Adesão do Município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN);

III - Articular, acompanhar e monitorar, em articulação com os demais integrantes do SISAN, a implementação das ações inerentes ao Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional;

IV – Convocar a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com periodicidade não superior a quatro anos, bem como definir os parâmetros de organização e funcionamento da Conferência;

V- Propor a realização de estudos que fundamentem as propostas na área da Segurança Alimentar e Nutricional;

VI - Instituir mecanismos permanentes de articulação com órgãos e entidades congêneres de segurança alimentar e nutricional no Estado e no Município, com a finalidade de promover o diálogo e a convergência das ações que integram o SISAN;

VII - Mobilizar e apoiar as entidades da sociedade civil na discussão e na implementação da Política e do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional;

VIII - Estimular a ampliação e o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e controle social nas ações integrantes da Política e do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional;

IX - Elaborar o seu Regimento Interno.

Art. 4º - Fica o COMSEA vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e composto por 15 (quinze) conselheiros, membros titulares e respectivos suplentes sendo, 5 (cinco) Representantes governamentais e 10 (dez) Representantes não-governamentais.

§1°- Caberá ao Prefeito de Natal indicar seus representantes incluindo as Secretarias afins a área da Segurança Alimentar, sendo:

a) 1 (um) representante da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS; b) 1 (um) representante da Secretaria Municipal da Saúde - SMS;

c) 1 (um) representante da Secretaria Municipal da Educação - SME;

d) 1 (um) representante da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – SEMSUR;

e) 1 (um) representante da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)

§2°- Os representantes não-governamentais e seus respectivos suplentes serão escolhidos por meio de edital de convocação sendo assim distribuídos:

a) 1 (Um) Representante de Entidades sociais organizadas, constituídas legalmente, com atuação no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional

b) 2 (Dois) Representantes de Movimentos Populares;

c) 2 (Dois) Representantes de Segmentos Religiosos;

d) 2(Dois) Representantes de Instituições de Ensino Superior de curso relativo à área da Segurança Alimentar e Nutricional;

e) 1 (Um) Representante de Categorias profissionais afins a área de segurança Alimentar e nutricional;

f) 2 (Dois) Representantes de Instituições empresariais com atuação no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional

§ 3° - Para cada representante será indicado 01 (um) membro suplente, que ocupará o cargo na ausência do titular.

§ 4° - As funções dos membros do Conselho não serão remuneradas e seu exercício é considerado de caráter público relevante.

§ 5º - Os membros do COMSEA serão nomeados por ato do Poder Executivo, sendo que os mandatos dos membros após a instauração do Conselho vigorarão até o fim do mandato dos demais membros, e, após, observado o contido no § 1°, deste artigo.

Art. 5° - O COMSEA reunir-se-á em caráter ordinário, bimestralmente, na forma estabelecida em seu regimento interno e, em caráter extraordinário, sempre que convocado pelo seu Presidente, por iniciativa própria ou a requerimento de, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) de seus membros titulares.

§1°- As reuniões do COMSEA serão realizadas com a presença de pelo menos, metade de seus membros efetivos empossados e/ou seus suplentes, mais um.

§ 2°- A ausência por três reuniões seguidas ou cinco alternadas no mesmo ano sem substituição pelo suplente, implicará na perda automática do mandato de Conselheiro da respectiva entidade;

§ 3°- A critério do Conselho, poderão participar das reuniões convidados de outros órgãos, entidades e representações, com direito a voz, sem direito a voto.

Art. 6º- O COMSEA será coordenando por um Presidente e um Vice-Presidente, eleitos por seus pares, em reunião extraordinária, especialmente convocada para este fim.

Art. 7º- O COMSEA elaborará seu Regimento Interno, a ser aprovado por maioria simples de seus membros e submetido ao Prefeito no prazo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de sua instalação, que será promulgado por Decreto do Executivo.

Art. 8º- Sempre que se fizer necessário, poderá o COMSEA solicitar aos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal dados, informações e colaboração para o desenvolvimento de suas atividades.

Art. 9°- Fica revogado o Decreto nº 8.873 de 11 de setembro de 2009.

Art. 10 - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Palácio Felipe Camarão, Natal/RN, 05 de maio de 2015.
CARLOS EDUARDO NUNES ALVES
Prefeito


Uma das sugestões feitas pela ONU é a inclusão do tema direitos humanos nos currículos das faculdades de jornalismo. A publicação, que ficará disponível exclusivamente em versão eletrônica, promove a formação em direitos humanos de profissionais de mídia e jornalistas.

Uma das sugestões feitas pela ONU é a inclusão do tema direitos humanos nos currículos das faculdades de jornalismo. A publicação, que ficará disponível exclusivamente em versão eletrônica, promove a formação em direitos humanos de profissionais de mídia e jornalistas.
Jornalistas em Nova York durante coletiva de imprensa na ONU.A Organização das Nações Unidas lança, nesta quarta-feira (06), em Brasília, a versão em português do Plano de Ação da Terceira Fase de seu Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos. A publicação, que ficará disponível exclusivamente em versão eletrônica, é dedicada a reforçar a implementação das duas primeiras fases e a promover a formação em direitos humanos de profissionais de mídia e jornalistas.
Uma das sugestões feitas pela ONU é a inclusão do tema direitos humanos nos currículos das faculdades de jornalismo. Outra é o respeito a princípios básicos de direitos humanos, como a não incitação ao ódio, a confidencialidade e proteção das fontes e a liberdade de informação e de expressão.
O Plano de Ação será lançado no Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no dia 6 de maio de 2015, a partir das 9h. O oficial do Programa de Ciências Humanas e Sociais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, Fábio Eon, será um dos painelistas em uma mesa-redonda sobre planos nacionais de educação em direitos humanos.
O Programa Mundial para a Educação em Direitos Humanos, coordenado pela UNESCO e pelo Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH), reúne contribuições dos países membros da ONU e da sociedade civil para apresentar orientações para a construção de programas educacionais baseados no respeito aos direitos humanos.
O Programa Mundial é composto por três fases, concebidas para melhor encadear e articular esforços governamentais e não governamentais ao redor de uma cultura de promoção e defesa dos direitos humanos. A Primeira Fase do Programa Mundial (2005-2009) fez recomendações, referências e sugestões voltadas aos ensinos fundamental e médio.  A Segunda Fase do Programa Mundial  (2010-2014), por sua vez, conferiu prioridade ao ensino superior e à formação em direitos humanos para professores, servidores públicos, forças de segurança, agentes policiais e militares. Por fim, a terceira fase, que se inicia em 2015 e vai até 2019, tem foco nos jornalistas, blogueiros e profissionais de mídia.
Desde 2004, o escritório da UNESCO no Brasil tem apoiado o governo brasileiro na construção de programas de educação em direitos humanos, por meio de acordo de cooperação com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, intitulado “Educação em Direitos Humanos – Construindo uma cultura de respeito à democracia e à Justiça”. O acordo resultou em subsídios para o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), para o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH) e, mais recentemente, para as Diretrizes Curriculares de Educação em Direitos Humanos aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
O Plano de Ação da Terceira Fase pode ser acessado no seguinte link: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002329/232922POR.pdf
As edições anteriores, lançadas em 2012, estão disponíveis no link abaixo:
Mais informações:
UNESCO no Brasil
– Ana Lúcia Guimarães, (61) 2106-3536, (61) 9966-3287, a.guimaraes@unesco.org
– Demétrio Weber, (61) 2106-3538, d.weber@unesco.org

Bem, em relação às capitais do nosso país, Natal, é bem mais simples. RIO GRANDE DO NORTE - Natal

RIO GRANDE DO NORTE - Natal

Natal - RN

       Bem, em relação às capitais do nosso país, Natal, é bem mais simples. A cidade é relativamente pequena, com cerca de 820 mil habitantes, mas, por ser capital, tem de tudo. É guarnição comum, ou seja, nada de adicional. A voltagem é 220 V e o DDD 84.
Vista aérea parcial
Clima: tropical úmido, sol durante o ano quase todo, não é a toa que é conhecida como a Cidade do Sol. Ótima pra quem curte uma prainha. Só no meio do ano, durante o inverno (que de frio não tem nada), que as chuvas são mais fortes e intensas, causando até deslizamento em algumas áreas.
Custo de vida é baixo em relação ao padrão do Sul, Sudeste, Selva e Brasília, por exemplo, principalmente no que se refere à alimentação. Mas por ser uma capital bastante turística, é um pouco mais caro para o padrão do nordeste. O que é bem salgado por aqui é escola para as crianças.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Santander, HSBC e Banco do Nordeste.
Internet:
Telefonia:
Mercados:

Comércio:
Aeroporto Internacional Augusto Severo fica localizado no município de Parnamirim (RN), a 18 km da cidade de Natal. A Rodoviária Severino Tomaz da Silveira fica no bairro Cidade da Esperança e tem vários destinos.
transporte público é feito basicamente por linhas de ônibus e de transporte alternativos, já que não têm metrô. Creio que não é cara, a passagem está por R$2,20.
Trânsito: Em franco crescimento, a cidade começa a não mais comportar o número de veículos nas ruas, sofrendo com engarrafamentos em horários de pico ou em avenidas de grande movimentação.
Aluguel: encontra-se aluguel para todos os bolsos, dependendo do bairro. Você encontra aluguel de 500 reais em Nova Parnamirim, por exemplo. Porém, no Tirol, onde fica o batalhão de infantaria, a moradia é bem mais cara, por ser um bairro nobre (em torno de R$ 1.500,00 para um apartamento de 3 quartos). Já a moradia próxima do batalhão de engenharia, que é no bairro Nova Descoberta, é barata.
Os melhores (e mais caros) bairros são: Tirol, Lagoa Nova, Petrópolis, Barro Vermelho, Candelária, Capim Macio, Ponta Negra, Potilândia, Morro Branco e Neópolis. Já os bairros mais baratos são: Cidade Satélite, Alecrim, Nova Descoberta, Vila de Ponta Negra, Parque Industrial e Nova Parnamirim.
Imobiliárias: Caio Fernandes, (84) 4008-0001; De Macedo (84) 8884-3295; Ativa (84) 3221-6050; Alvares Otero (84) 3642-0000; Abbiati (84)3642-0154; Imobiliária Tertuliano Rego; Bezerra Imóveis; Procuradoria de Imóveis; Sra. Graça (84) 8829-2663 e 9950-5297.
PNR: São 260 PNRs no total, localizados no complexo militar do Tirol e nos bairros de Santos Reis (17º GAC) e de Nova Descoberta (7º BECmb). O tempo de espera para Oficiais é de 1 a 2 anos e para ST/Sgt é de 5 anos, em média.
As divisões para Oficial são: 16 casas da brigada, 12 do batalhão, 12 do BEC, 12 do GAC, 12 do HGuN e 5 da CSM. Para praças: 10 casas e 10 aptos da brigada, 18 casas e 17 aptos do batalhão, 13 casas e 15 aptos do BEC, 15 casas e 2 aptos do GAC, 5 casas e 10 aptos do HGuN, 3 casas da CSM. E, no total, 73 para QE/CB/SD.
Saúde: o Hospital de Guarnição de Natal é bem central. Localiza-se em uma das principais avenidas da cidade e fica ao lado do batalhão de infantaria, no Tirol.O FuSEx funciona muito bem, o que não tem no HGuN, mandam para as clínicas e hospitais conveniados, que são excelentes! Se você for na emergência a noite ou final de semana com criança, o médico te dá uma guia para o PAPI, uma clínica muito boa com ótimos pediatras.
Mas em relação à saúde pública é muito precária, muito mesmo, infelizmente. A saúde privada é boa e acessível para todos os bolsos, dependendo do plano de escolha.
Educação: a pública também é precária. Não tem Colégio Militar. Porém, as particulares são boas e tem para todos os bolsos, mas, as melhores são bem salgadas (em torno de R$ 600,00 para crianças pequenas). Cito algumas: Marista, Salesiano, CDF...
Ensino Superior: Faculdades têm a UFRNUERN e IFRN (com cursos técnicos e superiores), que são públicas, além da UNP, FARN, FAL, entre outras particulares.
Emprego: Dependendo da área é bastante difícil, e não se paga muito bem (por exemplo, ganhava mais que o dobro pela mesma função em São Paulo).
Lazer: tem pra todos os gostos. Têm várias praias na cidade e nas redondezas, como Pipa, Genipabu, Tabatinga, Muriú, Pirangi e entre outras. Têm vários barzinhos, boates, casas de forró, festas, shoppings, parques aquáticos, a maior micareta do país, o Carnatal, e muito mais.
Pontos Negativos:
Hotel de Trânsito são dois: um do GAC, Hotel de Trânsito Água de Coco, na Praia do Y, misto e com 7 apartamentos - (84) 3202-4775, htac@yahoo.com.br; e um do BEC, Chapéu de Couro, misto e com 13 apartamentos - (84) 3344-1019, htcc.7becmb@hotmail.com.
Quarteis7º BECmb (Nova Descoberta), 7º Pel P E (Tirol), 9ª DEL SM/24ª CSM (Cidade Alta), 16º BIMtz (Tirol), 17º GAC (Santos Reis), 24ª CSM (Ribeira) e 7ª Bda Inf Mtz (Tirol).


*AERONÁUTICA
- Quartéis: Ficam em Parnamirim, cidade da Grande Natal onde fica o Aeroporto, são eles: 1º/11º GAV, 2º/5º GAV, 3º/1º GCC, ALBATROZ, BANt, CLBI, DTCEA-Nt, GITE, I FAE e PANt.
- Hotel de Trânsito: Hotel misto com 28 apartamentos, telefone: (84) 3216-1432 ou 3216-1220. Fica em Natal mesmo.
- Hospital: 
- Vila:


*MARINHA
- Quartéis: ERMN, GptFNNa, ComGptPatNavNE, BNN (Alecrim), CeIMNa, SSN-3 (Alecrim),CPRN e 3º DN (Tirol).
- Hotel de Trânsito: da Base, no Alecrim, Telefone: (84) 3216-3337.
- Hospital: O HNNa também fica no bairro Alecrim.
- Vila:
https://youtu.be/FPWx6jVR-rY

Do outro lado da pista

Servidores farão ato nesta quarta, contra desabastecimento e sobrecarga no Hospital Walfredo Gurgel

Servidores farão ato nesta quarta, contra desabastecimento e sobrecarga no Hospital Walfredo Gurgel

Os servidores da saúde farão um ato público nesta quarta-feira (06), a partir das 09h, em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. O protesto pretende reunir também acompanhantes dos pacientes, contra a falta de condições de atendimento no principal hospital do estado.
Desde o segundo semestre de 2014 que o hospital, assim como outros da rede estadual, sofre com a falta de medicamentos e de materiais básicos. Nesta segunda-feira (04), faltavam materiais em vários andares. No 4º andar estava faltando esparadrapo e soro. No CRO (Centro de Recuperação de Operados), não havia nem mesmo luva de procedimentos. Uma medicação usada para aliviar as dores dos pacientes – Tramal –, era racionado, sendo usado apenas para pacientes com dor aguda. Em todo hospital, falta até sabão para uso comum. 
Além do desabastecimento, muitos pacientes ainda permanecem nos corredores e, por falta de leito, macas de ambulâncias ficam retidas no hospital. Devido ao déficit de pessoal, os servidores estão sobrecarregados e fazem dobra de serviço, prejudicando a própria saúde. 
Em março e abril, o Sindsaúde-RN foi recebido em duas audiências com o secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, para discutir a sobrecarga de trabalho e a falta de condições de trabalho nos hospitais da rede estadual. “Infelizmente, o novo governo não tem resolvido os problemas, que se arrastam. Os servidores continuam trabalhando em meio ao caso”, afirma Manoel Egídio Jr., vice-coordenador do Sindsaúde e enfermeiro do Walfredo Gurgel.
O ato também faz parte da campanha salarial dos servidores da saúde. A pauta de reivindicações pede reajuste salarial, concurso público, garantia das mudanças de nível vencidas e a igualdade aos servidores municipalizados, entre outros pontos. Uma audiência ocorreu nesta terça-feira (05), na Sesap, para discussão da pauta de reivindicações.
  
 

http://blog.tribunadonorte.com.br/heitorgregorio/

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN