PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

terça-feira, 28 de abril de 2015


Literatura Afro-Brasileira

De Florentina Souza e Maria Nazaré Lima

​​A Lei 10.639, sancionada em 9 de janeiro de 2003 pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e incluiu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os currículos escolares. Este advento criou a imperiosa necessidade de produção de material didático específico, adaptado aos vários graus e às diversas faixas etárias da população escolar brasileira.
Considerando o atendimento à demanda de projetos educacionais empreendidos pelas associações culturais e pelos grupos organizados do Movimento Negro, notadamente os cursos de pré-vestibular, os cursos profissionalizantes e os cursos noturnos em geral, a Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, adotou como prioridade a produção de suportes pedagógicos apropriados aos jovens e adultos, público alvo destes projetos. Para tanto foi estabelecido um convênio com a Universidade Federal da Bahia, através do Centro de Estudos Afro-Orientais-CEAO, para a realização de concursos nacionais para a elaboração de dois vídeos documentários e de três livros, um dos quais é este volume que apresentamos.
O resultado exitoso deste projeto deveu-se à participação de todos os especialistas que integraram as comissões julgadoras, ao empenho administrativo da Profa. Mestra Martha Rosa Queirós, Chefe de Gabinete da Fundação Cultural Palmares e do Prof. Dr. Jocélio Telles, Diretor do CEAO-UFBA. Agradecemos especialmente à liderança acadêmica do Prof. Dr. João José Reis e da Profa. Dra. Florentina Souza.
Para assegurar o acesso de todos educadores aos resultados deste projeto, desde já estão franqueados os respectivos direitos de reprodução a todos os sistemas públicos de ensino e a todos empreendimentos educacionais comunitários.
Acreditamos que o ensino da História e da Cultura AfroBrasileiras representará um passo fundamental para um convívio social caracterizado pelo mútuo respeito entre todos os brasileiros, na medida em que todos aprenderão a valorizar a herança cultural africana e o protagonismo histórico dos africanos e de seus descendentes no Brasil. 
De Florentina Souza e Maria Nazaré Lima

Prova de amizade: jovem leva amigo deficiente para escola nas costas Zhang Chi, de 19 anos, tem distrofia muscular e não consegue sustentar o próprio peso

AnteriorEm uma bela prova de amizade, um jovem chinês se propôs a ser o meio de transporte do amigo deficiente durante três anos. Xie Xu, de 18 anos, vai levar  amigo Zhang Chi, de 19, para a escola segurando-o em suas costas todos os diasPróxima
Em uma bela prova de amizade, um jovem chinês se propôs a ser o meio de transporte do amigo deficiente durante três anos.

Xie Xu, de 18 anos, vai levar amigo Zhang Chi, de 19, para a escola segurando-o em suas costas todos os dias

Foto: Reprodução/Daily Mail

Aos 10 anos, menino recolhe lixo na rua para salvar o pai com leucemia

ReproduçãoReprodução

Mo Suangyi tem apenas 10 anos, mas responsabilidades que muito adulto nunca sonhou ter. Seu pai foi diagnosticado com leucemia e o tratamento para salvar sua vida custa o equivalente a R$ 260 mil. A criança não se deixou abalar e passou a recolher sucata para salvar o pai.

“Eu tenho que cuidar da minha vovó e meu irmão mais novo, então meu pai assim não ficará preocupado com eles”, afirmou o garoto. Seis meses após o diagnóstico de seu pai, ele já recolheu 300kg de material. Além disso, ele cozinha, limpa o chão e lava os pratos em casa.

O garoto chinês com rotina de adulto ainda mantém um diário no qual anota as dificuldades de seu trabalho. E elas não são poucas. Até o momento os 300kg de sucata lhe renderam apenas R$ 15. Talvez Mo não consiga juntar o dinheiro necessário para o tratamento de seu pai, mas com certeza sua força de vontade dará ao pai forças para lutar contra o câncer.

Sete dicas para ser um voluntário


A FLOR DO SERTAO E CANGAÇO - Organização que atua na defesa social da vida ambiente da diversidade etinico racial de todas as formas e maneiras, a missão de servir ao outro com toda a nossas forças e sinergia "Ti Oluwa Ni Ile", Domine, quo vadis? Senhor, aonde ides? Ab initio: desde o começo. Ab aeterno: desde a eternidade. In perpetuum: para sempre. TRANSFORME SEU GESTO EM AÇÃO DEPOSITE: 9314 ITAU NATAL-RN-BRASIL 08341 2 Ilê Ilê Axé àrà-àiyé Omim ofa Orum fum fum Bara Lona...

O Dia Internacional dos Voluntários, celebrado no dia 5 de dezembro, pode inspirar muitas pessoas a dedicar seus tempos e talentos em prol de uma causa nobre. Para ajudar o esses futuros voluntários, listamos sete dicas que poderão auxiliar na hora de escolher a atividade que mais se adequa a cada um.
Filie-se a uma ONG
Essa é a forma mais tradicional de contribuir. Organize seu tempo, escolha uma instituição com a qual você se identifica e comece a trabalhar. Não é preciso nada além de disposição para ajudar. Pode ser auxiliando pessoas doentes, recolhendo cães desabrigados ou defendendo a Amazônia – o importante é fazer a sua parte.
Há inúmeras organizações não governamentais que lutam pela preservação do nosso planeta. Elas são as portas-vozes dos abusos cometidos em todo o mundo. Algumas já são bastante conhecidas, como a Fundação Avina, o WWF, o Greenpeace, a SOS Amazônia e o Worldwatch Institute. Outras agem localmente e você pode encontrar bem perto da sua casa.



Se informe sobre aquelas com as quais você mais simpatiza, veja como você poderá ajudar e participe.
Seja um voluntário on-line
Caso você não tenha tempo livre para ir até uma dessas instituições, procure por voluntariados on-line: uma opção para que quer ajudar, mas só pode fazê-lo em casa ou em seu ambiente de trabalho, em alguns momentos específicos.
O voluntariado on-line é uma modalidade de voluntariado que permite qualquer cidadão realizar atividades sem sair de casa, sendo feita totalmente ou em parte via internet, sem precisar estar presente nas organizações. As principais vantagens são por permitir quebrar as barreiras da distância e disponibilidade de horário, já que o voluntário realiza o trabalho em casa ou no seu local de trabalho na hora que puder.
Os benefícios e responsabilidade são iguais as de um voluntário tradicional, e as vagas disponíveis são divulgadas em sites como o do Online Volunteering e do Voluntários Online, ou ainda na própria página das organização.


SÃO 25 ANOS DE PEDRADAS MAIS MUITO TRABALHO QUE PODEMOS COMPROVAR NAS PERIFERIAS DAS CIDADES VEM PARA REDE MANDACARU CONTRIBUA COM NOSSAS AÇÕES COM SEU TRABALHO OU QUALQUER VALOR BANCO ITAU AG: 9314 C/C: 08341-2

Implante um programa de voluntariado em sua empresa
Outra forma de contribuir é implantando um programa de voluntariado empresarial (ou corporativo) na empresa onde você trabalha. Comandado pela empresa ou por um grupo de voluntários ligado diretamente ou indiretamente à organização, o programa ajuda a transferir conhecimentos e competências de planejamento e gestão para as organizações sociais, trazendo uma série de benefícios para todas as partes envolvidas no processo.
Qualquer empresa pode ter um programa de voluntariado, basta que haja iniciativa de um grupo de funcionários ou da própria direção. Por isso, se informe sobre a possibilidade, converse com seus chefes e colegas e implante o voluntariado em sua empresa.
Seja voluntário nas férias
As férias estão se aproximando e essa pode ser uma boa oportunidade de ajudar alguém e viver uma experiência inesquecível. Uma vertente do turismo chamada de “volunturismo” tem ajudado a transformar o período de férias em uma boa causa.
São diversos programas de voluntariado que podem ser feitos durante as férias. Eles existem em diversas partes do mundo e podem ser realizados em todos os períodos do ano. Basta se cadastrar em uma organização que realiza esse tipo de programa e passar suas férias ajudando a quem precisa.
Doe
A doação é uma das formas mais simples de ajudar o próximo. Portanto, se você tem roupas, brinquedos ou outros objetos que já não usa, doe-os a quem precisa. Tudo isso será muito mais bem aproveitados por outras pessoas e vocês ainda evitam que ele estrague e acabe no lixo.
Você também pode doar livros para escolas, bibliotecas e penitenciárias. Você pode enviar ou levar diretamente aos locais ou doar a instituições que realizam a coleta desses materiais.
Depois de selecionar tudo que poderá ser doado, procure uma biblioteca ou escola pública e entregue o material. Para doar para penitenciarias, ligue para a instituição escolhida e verifique qual o procedimento. Algumas cadeias não aceitam livros de capa dura ou com espiral, por exemplo.
Você ainda pode realizar mutirões em sua comunidade, empresa ou entre os próprios familiares e arrecadar uma grande quantidade de objetos e até alimentos não perecíveis e levar em organizações sem fins lucrativos.


PRECISAMOS DE VOLUNTARIOS PARA NOSSAS AÇÕES AJUDE A TRANSFORMAR O MUNDO AO SEU REDOR...

RESISTENCIA EM TERRAS POTIGUARES NO NORDESTE E NO BR A 25 ANOS "Ti Oluwa Ni Ile" Ilê Ilê Axé àrà-àiyé Omim ofa Orum fum fum bara lona...  Art. 5º 

Seja um cidadão ativo
Antes de se comprometer com ONGs e outras instituições, garanta que seus deferes de cidadão estão sendo cumpridos corretamente. Por isso, se informe sobre obras e gastos públicos, participes de audiências de sua cidade, fiscalize os políticos eleitos e cobre as promessas de campanha.
Você também pode ser ativo dentro da sua comunidade. Tem alguma assinatura de jornal ou revista? Então converse com seus colegas de trabalho ou vizinhos e promova uma troca entre vocês. Assim, quando um terminar de ler, empresta para o outro, e vice versa.
Se você possui muitos objetos em casa que já não utiliza e não sabe o que fazer além de descartá-los, uma boa idéia pode ser um bazar ou uma feira de bairro. É bastante simples, basta organizar com seus vizinhos um dia e um local onde todos possam levar as coisas que já não querem e trocar ou vender seus pertences.
E se no final da feira você perceberem que sobrou muita coisa, vocês podem ser organizar e levar esses materiais a uma instituição de caridade ou a um centro de doações.

TRANSFORME SEU GESTO DE AMOR EM AÇÃO - ACEITAMOS QUALQUER DOAÇÃO - VEM SEGUIR A REDE MANDACARU RN


Seja um porta-voz
Viu um cano estourado desperdiçando água no meio da rua? Presenciou alguém vendendo animais silvestres na beira de uma estrada? Sabe que sua vizinha é vítima de agressão doméstica? Denuncie imediatamente. Basta ligar para o órgão responsável e fazer a sua reclamação. Apesar de dever de todos os cidadãos, muita gente acha que quando o problema não está diretamente ligado a ela, não é do seu interesse.
Não importa qual seja a denúncia nem quantas pessoas já tenham reclamado, quanto mais gente melhor. Por isso, mantenha sempre à mão os telefones e os demais contatos dos órgãos sociais e ambientais da sua cidade. Se não souber qual órgão procurar, ligue para o 190 e pergunte à polícia a quem recorrer. E não esqueça que você não precisa se identificar.
Você também pode ajudar espalhando informações úteis para a sociedade. Quando souber ou aprender alguma coisa nova que possa ser benéfica para alguém ou para o mundo, divida essa informação. Deixe que o conhecimento chegue a outros ouvidos para que possa ser posto em prática por mais gente.
Se cada pessoa que você conhece pudesse pôr em prática alguma pequena ação que ajudasse a transformar o nosso planeta em um lugar melhor, já imaginou que revolução não poderia acontecer?
Então espalhe as novidades, conte algo interessante que ficou sabendo, divida suas experiências. Seja em casa, no trabalho, na escola ou faculdade, o importante é promover o conhecimento e a informação em prol de um mundo mais sustentável.

SEJA VOLUNTARIO CERTIFICADO LEI 9608/98 HORAS ACADÊMICAS EXTRA CURRICULARES ACOLHEMOS VOLUNTÁRIOS

12 passos que encorajam uma pessoa a ser voluntária





voluntariado-ecod.jpg
Encorajar funcionários de uma empresa a se tornarem voluntários por uma causa social pode ser tarefa fácil, desde que se entenda o que mobiliza uma pessoa a dedicar tempo e energia em benefício de outras pessoas.
Para descobrir o que motiva o voluntariado, a consultoria Move, especializada em medir o impacto de investimentos sociais, realizou um levantamento e chegou a 12 pontos de atração de voluntários. Eles foram apresentados no evento Voluntariado Corporativo: Benefícios, Impacto e Limites, promovido recentemente pelo Gife. Saiba quais são:
1. As pessoas são capturadas por causas que as sensibilizem
2. O desejo de ensinar é sempre maior que o de aprender
3. Quanto mais o voluntário domina o objeto do trabalho, melhor ele o realiza
4. Quanto mais o voluntário se vê responsável pelos resultados, mais se vincula ao trabalho
5. Quanto mais liberdade de escolha tem o voluntário, mais ele se vincula ao trabalho
6. Quanto mais incentivo dos superiores e pares, melhor o voluntário se sente
7. Quanto mais claros e consistentes os materiais, mais seguro o voluntário
8. Quanto mais longo o tempo como voluntário, maior seu compromisso social
9. Quanto mais o voluntário experimenta outras realidades, mais se desenvolve
10. Quanto mais o voluntário tem espaço para avaliar sua experiência, melhor
11. Quanto menos esforço o trabalho requer, melhor
12. Quanto mais retorno dos beneficiários, maior é o envolvimento do voluntário
A pesquisa faz parte do estudo Voluntariado – Oportunidades e Limites para gerar transformação social – que está na Sinapse (primeira biblioteca virtual e gratuita do terceiro setor, fruto da parceria entre o Gife e a organização americana Foundation Center).
"As pessoas são capturadas por causas que as sensibilizam afetivamente. A pessoa precisa gostar daquela atividade que está exercendo. É um erro a padronização, oferecendo uma mesma ação a diferentes profissionais. As empresas não são homogêneas então o voluntariado também não deve ser. Outro fator é que, quanto mais a pessoa domina o objeto do trabalho (voluntário), melhor ele o realiza. Quanto mais difícil a atividade e fora do conhecimento técnico da pessoa, menos interesse ela vai ter. Respeitar o ativo do voluntário é importante", destaca Rogério Silva, sócio-fundador e diretor de pesquisa da Move.

Centro Municipal de Educação Infantil Professora Marize Paiva, no bairro de Cidade Nova, em Natal, cuja cobertura do pátio desabou no dia 19 de junho de 2004. Na ocasião era realizada uma festa junina, provocando a morte de um aluno e lesionando gravemente outros quatro estudantes. Cerca de 200 pessoas estavam no local no momento do fato.

Escola Marize Paiva: TJ acata recurso e engenheiros não irão a júri popular

A Câmara Criminal do TJRN julgou na manhã de hoje (28) recurso apresentado pelos responsáveis em relação à obra do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Marize Paiva, no bairro de Cidade Nova, em Natal, cuja cobertura do pátio desabou no dia 19 de junho de 2004. Na ocasião era realizada uma festa junina, provocando a morte de um aluno e lesionando gravemente outros quatro estudantes. Cerca de 200 pessoas estavam no local no momento do fato.
Luiz Lopes Varela Neto e José Martins Alves Neto foram pronunciados pelo Juízo da primeira instância e deveriam ser submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri. Em seu recurso ao Tribunal de Justiça, pediam a absolvição. Relator do recurso, o desembargador Glauber Rêgo deu provimento parcial ao pedido, desclassificando a conduta dos réus para a modalidade culposa e afastando a competência do Tribunal do Júri para julgar a causa. O voto foi acompanhado à unanimidade e assim o processo deverá ser remetido para uma das varas criminais da comarca de Natal.
Ausência de dolo eventual
Defensor de José Martins Alves, o advogado Fabiano Falcão realizou sustentação oral durante a sessão da Câmara Criminal argumentando que seu cliente foi contratado apenas para realizar o projeto da estrutura de concreto armado do local e que o desenho de uma estrutura conhecida como “tesoura” em duas das seis pranchas do projeto não se configura como o projeto executivo de uma estrutura de madeira para cobertura do pátio.
Defendeu que não há como se falar em dolo eventual, pois não havia como se prever como resultado que a estrutura desabaria e provocaria morte. “Ninguém projeta uma obra para que ela desabe sobre as pessoas”. Fabiano Falcão frisou que todas as perícias e laudos técnicos apontaram que não houve erro no projeto, que a estrutura de concreto armado resistiu ao episódio, e que o desabamento foi causado pela ausência de contraventamento na estrutura da cobertura de madeira. O contravento serve para dar estabilidade e sem ele o vento ou alguma outra força natural pode alterar a rotação da estrutura.
O advogado disse ainda que seu cliente foi absolvido em todas as instâncias em processo de Improbidade Administrativa, na área cível, e que o STJ ratificou não haver dolo ou culpa em sua conduta.
Voto
Ao proferir seu voto, o desembargador Glauber Rêgo apontou que o desabamento foi fruto de uma série de erros, mas que não ficou demonstrado que os réus assumiram a possibilidade de sua ocorrência, afastando assim a tese do dolo eventual. Entretanto, para o relator, há a possibilidade de se admitir a culpa, uma vez que o engenheiro José Martins Alves não tinha a obrigação de realizar qualquer projeto que não da estrutura de concreto armado, mas o fez ao acrescentar as tesouras em duas minutas do projeto de modo incompleto, as quais terminaram por serem executadas posteriormente.
A sentença de pronúncia aponta que nas pranchas elaboradas pelo engenheiro e posteriormente entregues ao executor da obra “está contido um conjunto de informações técnicas que pode vir a ser considerado como um projeto de uma cobertura de madeira”. Já Luiz Lopes Varella Neto foi pronunciado por ser o responsável pela execução da cobertura do pátio da escola municipal.
(Recurso em Sentido Estrito nº 2014.024189-8)

http://www.tjrn.jus.br/index.php/comunicacao/noticias/8844-escola-marize-paiva-tj-acata-recurso-e-engenheiros-nao-irao-a-juri-popular

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN