PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES TRANFORME E SUA CONTRIBUIÇÃO EM UMA AÇÃO SOCIAL - DOE QUALQUER VALOR

CONTRIBUA: 9314 ITAU - 08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE - deposite qualquer valor

FAÇA UM GESTO DE CARINHO E GENEROSIDADE DEPOSITE EM NOSSA CONTA CORRENTE ITAU AG; 9314 C/C 08341 2

CONTRIBUA QUALQUER VALOR PAG SEGURO UOL OU PELA AG: 9314 CONTA 08341 2 BANCO ITAU

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

"Reconfigurando a Negritude: Debatendo o Racismo nas Afro-Américas", de 20 a 22 de fevereiro

Lozano Long 2013 –
"Reconfigurando a Negritude: Debatendo o Racismo nas Afro-Américas", de 20 a 22 de fevereiro
image002
Iniciando hoje até sexta-feira (20 a 22 de fevereiro), acontece a Conferência Internacional Reconfigurando a Negritude: Debatendo o Racismo nas Afro-Américas, em Austin, no estado do Texas, nos Estados Unidos.
O Estado Brasileiro tendo como representante a titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República, apresentará painel sobre a experiência do Brasil no âmbito do combate ao racismo e da implementação das políticas de promoção da igualdade racial no contexto nacional.
Entre os principais tópicos a serem tratados por intelectuais e especialistas de todo o mundo estão o atual momento dos movimentos sociais negros, suas estratégias de mobilização política, as abordagens comparativas e transnacionais ao racismo e políticas de combate ao racismo, a produção cultural, raça e políticas públicas, e negritude e identidade nacional.
A representante brasileira Ministra Luiza Bairros vai apresentar informações sobre a CAMPANHA IGUALDADE RACIAL É PRA VALER, lançada em 2011 pela SEPPIR para convocar a sociedade a incorporar o movimento pelo fim do racismo no Brasil. A ação permitiu o estabelecimento de importantes parcerias com outros órgãos do governo, com a iniciativa privada e a sociedade civil, fortalecendo a promoção da igualdade racial em diferentes segmentos.
Nos últimos anos, tem havido um grande interesse acadêmico sobre a chamada Afro-América Latina, na tentativa de analisar as diferentes formas em que essas populações negras representam suas identidades, se relacionam com o Estado e se mobilizam politicamente em nível interno e transnacional.
O Brasil é referência internacional na temática, entre outras razões, pela pioneira inclusão do item da autodeclaração de raça/cor no Censo e na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), parâmetro importante para o desenvolvimento de políticas públicas mais justas e de acordo com a configuração étnico-racial da sociedade brasileira.
A conferência Lozano Long 2013 é uma realização da Universidade do Texas em Austin, através do Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies (LLILAS) e do John L. Warfield Center for African and African American Studies (WCAAAS) em colaboração com o Center for Mexican American Studies (CMAS).
FONTE: Coordenação de Comunicação da SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MIDIAS SOCIAIS COMPARTILHA...

Gostou? Compartilhe !!!

Postagens populares

visitantes diariamente na REDE MANDACARURN